Click here for Myspace Layouts

quarta-feira, 28 de março de 2012

História do aeroporto de Navegantes.




Aeroporto Salgado Filho em Itajaí foi inaugurado na década de 1950, no bairro Barra do Rio e durou menos de 20 anos


Muito antes de Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó terem seus aeroportos, Itajaí inaugurava o seu. Foi em setembro de 1952. O Aeroporto de Itajaí recebeu o nome do senador gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, ministro da Aeronáutica de Getúlio Vargas. Salgado Filho é hoje o nome do Aeroporto Internacional de Porto Alegre
Primeiro voo da companhia aérea Varig a chegar em Itajaí em 1959. A Varig tinha voos para Porto Alegre e São Paulo
O Aeroporto de Itajaí ficava no bairro Barra do Rio e funcionou até a década de 1960, com voos regulares para diversas cidades do país. Itajaí teve um aeroporto numa épocaem que o principal meio de transporte era marítimo. A BR-101 não existia e as únicas estradas eram de barro. Uma viagem de Itajaí a Florianópolis poderia levar até 12 horas para ser concluída, isso se o veículo não fi casse atolado no barro.
Depois de 1960, o aeroporto foi transferido para o outro lado do rio Itajaí-Açú, em Navegantes, que na época era um bairro itajaiense. Até 1978, o terminal era ainda chamado de Aeroporto Itajaí
Quem pensa que o aeroporto melhoro a vida de quem precisava viajar se engana. O check-in não existia, as pessoas andavam no meio da pista sem a menor cerimônia e a viagem de um destino para outro tinha muitas escalas. Por exemplo, uma viagem de Itajaí a Porto Alegre tinha três: Florianópolis, Tubarão e Caxias do Sul (RS).
Passageiros ilustres desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho de Itajaí, entre eles o presidente Café Filho, em 1954
Na cidade gaúcha, a pista era uma pastagem que antes das aeronaves decolarem servia de pasto para bovinos. Quem fez essa viagem, em 1963, foi o representante da cidade de Munique (Alemanha) no Brasil, Giovanni Lenard, que conta detalhes do voo Itajaí/Porto Alegre.
Além da Varig, a também extinta Cruzeiro do Sul tinha voos frequentes no terminal itajaiense na década de 1950
- Naquele tempo cada passageiro, à medida que chegava ao balcão da companhia aérea, recebia uma ficha de plástico azul, com um número gravado. Na hora do embarque, era convocado aos berros pelo despachante de voo, os passageiros caminhavam os poucos metros até o avião e aguardavam ao pé da escada até serem chamados, um a um. Assim, o embarque era efetuado na ordem de chegada ao aeroporto, e quem desejasse sentar na janelinha, que chegasse mais cedo – lembra o representante.

Fonte: Tribuna de Navegantes.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Infraero(Movimento Operacional).

Semana passada, a Infraero esteve divulgando o movimento operacional dos aeroporto brasileiros do mês de fevereiro.
Para o aeroporto de Navegantes foi divulgado que, o aeroporto movimentou cerca de 88.721 passageiros e 1.778 aeronaves. Onde já se somasse um total de 198.750 passageiros movimentados e 3.824 aeronaves movimentadas no aeroporto até o mês de fevereiro. Uma queda de 4.291 passageiros e um aumento de 177 aeronaves em relação ao mesmo período do ano passado.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Azul Linhas Aéreas vai ligar o Sul ao Nordeste em nova rota.

Boa notícia para os nordestinos que estão sempre procurando mais opções de voo. A Azul Linhas Aéreas foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar uma linha ligando o Sul ao Nordeste do Brasil.
O novo voo irá sair de Navegantes, em Santa Catarina, com destino à Fortaleza, no Ceará, fazendo escala no Rio de Janeiro, Recife e Natal.
Diariamente, voos irão ligar o Rio de Janeiro ao Recife, com saída às 8h16 do Galeão e chegando na capital pernambucana às 11h10. Já saindo do Aeroporto dos Guararapes, o voo será às 17h32 e chega no Rio às 20h23.
A outra capital que será diretamente ligada ao Recife é Natal, saindo às 11h40 e com pouso previsto para 12h30. Na volta, o voo deve sair da capital do Rio Grande do Norte as 16h02 e chegando às 17h04.
A nova linha começa a operar em 20 de abril.


Fonte: NE10.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Azul solicita novo voo.

Nesta semana, a Azul linhas aéreas solicitou a Anac, mais um novo voo no aeroporto de Navegantes, para operar com os Embraeres 195.
Veja a classificação do voo abaixo:


4450 = Porto Alegre11h55min->Navegantes13h05min;
4450 = Navegantes13h30min->Galão15h05min.                    Diariamente


4451 = Galeão15h35min->Navegantes17h15min;
4451 = Navegantes17h40min->Porto Alegre18h40min.        Diariamente


Assim que autorizados, os voos tem previsão de serem operados a partir 04/05.


Desejos a todos um bom final de semana.