Click here for Myspace Layouts

domingo, 9 de janeiro de 2011

Passageiros demais e Infraero de menos no Aeroporto de Navegantes

Dentre suas muitas viagens pelo Brasil, todas mostradas em fotos que ilustram o saite da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, seu presidente, o engenheiro Murilo Barboza, talvez não tenha estado nos últimos meses no Aeroporto “Internacional” (?) Ministro Victor Konder, em Navegantes (SC). Uma das regiões mais pujantes da economia do Sul do Brasil, o Vale do Itajaí está diante de um gargalo: o esgotamento da capacidade do aeroporto que serve Itajaí e cidades próximas como Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú. Nos últimos 12 meses, o terminal registrou taxa de crescimento de 50%. E só em fevereiro de 2010 ali embarcaram e desembarcaram 131.210 passageiros.
O número total de embarques e desembarques em 2009 foi de 596 mil pessoas - já acima do que pode ser suportado por Navegantes. Houve um aumento na oferta de voos - com a significativa entrada da Azul; o início em 2010, das atividades, ali, da Trip e a Webjet em dezembro; e a manutenção dos voos da TAM e da Gol, onde o esperado do movimento no terminal de passageiros do ano de 2010 é de 850.000 passageiros.
 A Infraero diz que vai abrir as licitações para realizar as obras de ampliação e melhorias no aeroporto: o recapeamento da pista, que ja foi cumprido e a desapropriação de áreas de entorno, para abrigar um novo terminal de passageiros e mais uma pista. Mas tudo sem data - o que, assim, por ora, não passa de conversa. Quem esteve em Navegantes nas últimas semanas - como o colunista pessoalmente constatou no fim de semana - sabe que muitas coisas não precisam de licitação, mas sim de gerenciamento. Por exemplo: o restaurante não funciona aos sábados; a qualidade (?) dos serviços e produtos prestados pelas lanchonetes parece passar por controle nenhum; a aparelhagem de ar condicionado do pavimento superior mais parece um gigantesco - e trêmulo - liquidificador a roncar, em altos decibéis, nos ouvidos dos passageiros. E em alguns banheiros, os assentos estão velhos, gastos  ou rachados!
A cada ano o aeroporto esta crescendo mais com novas empresas e novos voos sendo operados. Primeiramente a infraero precisa construir ou reconstruir um novo terminal de passageiros, para depois penssar em fazer uma nova pista, se não como vai ficar(?) o aeroporto com uma pista nova e o terminal de passageiros piqueno, sendo que só a 2 salas (pequenas) de embarques e desembarques. E também ja ir pensando em construir ou reconstruir um terminal de carga no aeroporto, onde ira beneficiar bastante por ter um Porto perto. 

Jornal

2 comentários:

  1. A somente 2 salas de embarque e desembarque no Victor Konder, e ainda por cima minusculas.
    Grande abraço, e parabens pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Estão escritas três salas, desculpe, eles devem ter errado.
    Obrigado por ter corrigido.Vou arrumar.
    Abraços

    ResponderExcluir