Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Altura dos prédios próximos do aeroporto de Navegantes é um dos entraves.

O novo aeroporto de Navegantes poderá esbarrar no obstáculo da falta de planejamento para conseguir alçar voos mais constantes e seguros. Construções acima do limite estabelecido pela Aeronáutica, especialmente na região central de Itajaí, ameaçam atrapalhar as operações aéreas desde já.

No começo do ano, o 5º Comando Aéreo Regional (Comar) passou a investigar a existência de construções que ultrapassam 50 metros, cerca de 15 andares, existentes na rota dos aviões que pousam ou decolam no Aeroporto Internacional de Navegantes. Há três semanas, topógrafos da Aeronáutica estiveram no município para analisar os prédios. Um relatório sobre a situação será expedido em até 30 dias.

Além do impacto para pousos e decolagens, as construções altas podem interferir no funcionamento de aparelhos de segurança. É o caso do VOR, instalado em 2010, após sete anos encaixotado.

A Aeronáutica fará um voo experimental para testar a cartografia do aparelho. Se tudo der certo, as operações poderão ocorrer quando a visibilidade do piloto for possível a até 130 metros do solo – hoje o limite é de 180 metros. Prédios acima do permitido, porém, interferem na emissão de sinais pelo equipamento e podem limitar o funcionamento.

– Foram permitidas construções na área de proteção. São obstáculos que prejudicam as operações – explica o superintendente da Infraero em Navegantes, Marco Aurélio Zenni.

Conforme portaria que regulamenta as zonas de proteção aeroportuárias, se for constatada irregularidade é instaurado um processo e o responsável fica sujeito à multa, suspensão ou cassação de licenças, a embargos ou à eliminação do obstáculo.

Para garantir que as áreas destinadas ao novo aeródromo estejam livres de construções, elas constam do plano diretor de Navegantes. Prefeito do município, Roberto Carlos de Souza se diz favorável à expansão:

– Temos um aeroporto tímido em termos de estrutura, que não corresponde ao que a região precisa. Um aeroporto de grande porte trará mais desenvolvimento à cidade.


2 comentários:

  1. acho que a Aeronáutica esta exagerando nestas preucupações com o centro de Itajaí . no meu entender a área de aproximação sim é vital.
    Se fosse por problemas de predios e outros obstaculos CGH já estaria fechado ha muito tempo e o SDU tambem .

    ResponderExcluir
  2. Estive analisando, os prédios que estão na rota do aeroporto, nem um utra-posou o seu limite de altura.
    Estão exagerando mesmo.
    Abç.

    ResponderExcluir