Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto prevê pista do aeroporto de Navegantes maior que a de Curitiba.


A Infraero está contratando a empresa que fará o levantamento topográfico e a avaliação das terras a serem desapropriadas. Os recursos, ainda não calculados, deverão ser repassados pela União.
– Considerando os prazos para estudos de impacto ambiental e licitações, devemos ter o novo aeroporto em sete anos – projeta o superintendente do aeroporto de Navegantes, Marco Aurélio Zenni.
A área prevista para abrigar a nova estrutura fica junto ao espaço ocupado hoje e é quatro vezes maior que a atual, o que permitirá a construção de uma pista de 2.260 metros – maior que a do aeroporto de Curitiba –, e de um novo terminal.
Com mais espaço, Navegantes terá condições de receber aeronaves maiores e aviões cargueiros, que a pista de hoje, com 1.701 metros de extensão, não comporta. Na prática, o aumento incrementará a movimentação de passageiros e cargas. Hoje, mesmo em condições deficitárias, o aeroporto é o 10º no país em importação.
A área antiga será destinada à aviação não comercial, de jatos e helicópteros particulares. Este tipo de operação é comum em empresas como a Petrobras, que opera cinco helicópteros em Navegantes, com média de seis voos diários. Cerca de 1,2 mil profissionais embarcam todo mês para atender à demanda. De acordo com o gerente-geral da Unidade de Exploração e Produção do Sul, da Petrobras, Carlos Roberto Carvalho de Holleben, a expectativa é que o fluxo de pessoas e de voos se intensifique em setembro com as perfurações na área de Tiro – um dos poços de petróleo na costa de Itajaí.
– O Vale está experimentando um crescimento grande e, com o aumento da demanda, crescem as exigências. Precisamos de nova pista para acompanhar este desenvolvimento – diz o presidente da Associação Empresarial de Navegantes, Francisco Carlos Gervásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário