Click here for Myspace Layouts

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ampliação do Aeroporto de Navegantes levou 15 anos para ser encerrado.


Demorou 15 anos o processo de desapropriação de 70% dos 3,5 milhões de metros quadrados que serão usados no grande projeto de ampliação do Aeroporto de Navegantes. O convênio com o município foi firmado em 1996 e deveria ter sido concluído três anos mais tarde, mas aprestação de contas da prefeitura foi finalmente concluída em dezembro passado.
Na próxima semana, Infraero e município iniciam a conversa em torno do segundo convênio, que prevê a desapropriação do restante da área. Para evitar a demora do primeiro, o dinheiro da desapropriação será repassado diretamente aos proprietários, sem a intermediação da prefeitura. O projeto prevê a construção de uma nova pista e de um novo terminal.
Ampliação do terminal
Enquanto isso, o superintendente do aeroporto, Marco Aurélio Zenni, aguarda com ansiedade a conclusão do projeto de ampliação reformado atual terminal de passageiros. Se tudo correr como previsto (como vimos, o histórico não ajuda), a licitação da obra pode ser lançada ainda no primeiro semestre. O objetivo principal é dobrar a capacidade das salas de embarque edesembarque.
Com o aumento de 35,7% no movimento de passageiros em 2011, a estrutura está no limite, e o movimento não para de crescer. Em janeiro, o número de passageiros já aumentou 8,5%.
Ampliação da segurança
Já o VOR, equipamento que aumenta a segurança de pousos e decolagens e que ficou encaixotado por sete anos no aeroporto, ainda não foi homologado pelo Ministério da Defesa. O serviço está sendo aguardado há um ano, desde que o aparelho saiu da caixa e foi finalmente instalado ao lado da pista. Além do VOR, um radar para o controle do tráfego aéreo está em fase final de instalação. Zenni espera que a homologação dos dois aparelhos aconteça até março. Só depois de homologados eles poderão, finalmente, ser usados.

Fonte: Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário