Criada e comandada pelo brasileiro (filho de pais americanos) nascido em São Paulo, David Neeleman, que também foi o fundador da JetBlue, entrou em operação em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau. A empresa possui hoje cerca de 7,5% de participação no mercado doméstico,assim, terceira maior empresa aérea do Brasil,pretendendo chegar ao final de 2011 com uma participação entre 8% e 10%.A Azul pretende chegar a 2013 com 13% de participação.
A previsão da companhia é de, até o ano de 2013, servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil ponto-a-ponto, com uma frota composta exclusivamente de jatos da Embraer, modelos 190 e 195. Para isso foi anunciada a encomenda firme de 36 aeronaves, além de mais 20 com opção de compra e outras 20 com direito a compra.
Um ano após do inicio das operações, em dezembro de 2009 a Azul ocupou o quarto lugar do ranking segundo a participação das empresas aéreas no mercado doméstico, com uma participação de 4,16%, superando a OceanAir (2,54%) e ficando atrás da Webjet (4,46%). A líder é a TAM, com uma participação de 45,6%. Em outubro de 2010 possuia 6,73% de participação no mercado, firmando-se assim como a terceira maior empresa aérea do Brasil. Em 2009 a Azul atingiu o maior fator de carga do mercado doméstico brasileiro, com um fator médio de 79,71%, feito atingido desde março de 2009, com um fator médio de 85%.
Em Novembro de 2010, a Azul atingiu cerca de 7,21% de participação no mercado, firmando-se ainda mais como a 3º maior companhia aérea do país e acumulou um crescimento médio de 106,19%, sendo o maior em relação às outras Companhias aéreas Brasileiras.
A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo. Ela transportou seu milionésimo passageiro com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways (cujo dono é o mesmo da Azul), que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida. Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.[ Outro recorde da Azul foi chegar a marca de 5 milhões de passageiros em menos de dois anos. Em Agosto de 2009 a empresa lançou uma unidade voltada para o transporte de cargas, a Azul Cargo, cujo transporte será feito nos mesmos aviões utilizados para o transporte de passageiros. A Azul Cargo anunciou que futuramente irá operar com Boeings 737 e 757.
Nome da empresa
O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.[9]
Frota
A frota da empresa é composta por aviões da Embraer, modelos 190 e 195, com 106 e 118 assentos, respectivamente. Antes da Azul, o próprio David Neeleman já tinha tido uma boa experiência com essa aeronave na JetBlue, "launch customer" desse modelo de aeronave. Por ter apenas quatro assentos por fileira e maior espaço para as pernas, os Embraer 190 e 195 apresentam nível de conforto diferenciado para o passageiro, comparado ao das concorrentes TAM, Gol, Varig, WebJet e Avianca Brasil. Em meados de julho de 2010, a empresa anunciou a negociação de aviões franceses ATR, para iniciar rotas regionais de menor demanda pelo interior do país. De inicio a empresa adquiriu 20 novos aviões do modelo 72-600 com opção posterior para mais 20 outros. Os planos da empresa para com esses novos aviões é de complementar a operação de seus Embraer, agindo a partir de cidades importantes num raio de até 800 quilômetros. Os modelos são parecidos com os que a TRIP já possui com o diferencial de serem mais modernos. A Azul optou pelos ATRs devido à vantagem de serem econômicos e operarem em pistas curtas e danificadas. O primeiro ATR 72-200 saiu de Tolousse, na França, em 14 de dezembro e chegou em Confins em 16 de dezembro de 2010. Esta aeronave deve entrar em atividade a partir de fevereiro de 2011.
Aproveitando-se da sobra na linha de produção da Embraer, a Azul encomendou neste ano 5 Embraer 195 que serão entregues ainda nesse ano, fazendo com que ela termine o ano com 26 aeronaves, antes 21. A Azul cresce sua frota em ritmo acelerado. A previsão da companhia é de terminar o ano de 2011 com 48 aeronaves, com a chegada dos ATRs no 2º semestre de 2011. Para acelerar o ritmo de expansão, a Azul recebeu da ATR duas aeronaves ATR 72-200 que devem ser substituidos ao longo do tempo e com a chegada dos novos ATR 72-600.
Ônibus
A Azul contém uma frota de vários ônibus executivos com TV ao vivo, Wi-Fi e Ar-Condicionado. Além da comodidade eles oferecem as seguintes cidades.
São PauloGrande SP
- Aeroporto de Congonhas
- Shopping Eldorado
- Shopping Tamboré
- Terminal Barra Funda
Interior de SP
- Santa Bárbara D'Oeste
- Jundiaí
- Piracicaba
- Sorocaba
- Outlet Premium
Santa Catarina
- Blumenal-Navegantes
- Porto Alegre-Caxias do Sul
2009
Em junho um avião da Azul que fazia a rota Campinas-Navegantes-Porto Alegre teve que abortar a decolagem por causa de problemas na turbina. Os passageiros tiveram que descer da aeronave, mas, ninguém se feriu.
Em novembro deste ano, outro Embraer 190 da Azul teve problema. O avião que cumpria a rota Salvador-Campinas teve que fazer um pouso de emergência no aeroporto depois de uma pane em pleno vôo. A 10.000 pés de altitude as máscaras de oxigênio caíram. Depois do pouso, todos desembarcaram e ninguém se feriu. Até hoje foi o pior incidente da empresa.
2011
No dia 20 de janeiro de 2011, o voo 4213, operado com Embraer 195, sofreu um Bird Strike (colisão com pássaro) no momento da decolagem em São Luís com destino a Belo Horizonte. Felizmente os danos foram mínimos e a aeronave pôde prosseguir normalmente e em segurança até o pouso em Confins. Em seguida, a aeronave passou por manutenção e retornou à malha aérea.
No dia 31 de janeiro de 2011, o voo 4179 sofreu um problema hidráulico. O avião vinha de Vitória com destino a Cuitiba. Em altitude de cruzeiro o piloto constatou o problema e decidiu fazer um pouso de emergência no Rio de Janeiro. Ninguem dos 90 passageiros se feriu. Após o pouso a aeronave necessitou de auxílio para ser conduzida ao pátio do aeroporto
Destinos Nacionais
Região Centro-Oeste
- Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek)
- Caldas Novas (Aeroporto de Caldas Novas) - Março de 2011
- Goiânia (Aeroporto Internacional Santa Genoveva)
- Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon)
- Campo Grande (Aeroporto Internacional de Campo Grande)
Região Nordeste
- Maceió (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares)
- Ilhéus (Aeroporto Jorge Amado)
- Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro)
- Salvador (Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães)
- Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins)
- São Luis (Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado)
- João Pessoa (Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto)
- Recife (Aeroporto Internacional Gilberto Freyre)
- Petrolina (Aeroporto de Petrolina) (Em 2011)
- Teresina (Aeroporto Senador Petrônio Portella)
- Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo)
- Aracaju (Aeroporto Santa Maria)
Região Norte
Região Sudeste
- Vitória (Aeroporto Eurico de Aguiar Salles)
- Belo Horizonte (Aeroporto Internacional Tancredo Neves) 2°Hub
- Uberaba (Aeroporto de Uberaba) - Abril de 2011
- Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão)
- Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont)
- Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos) Hub
- São José dos Campos (Aeroporto de São José dos Campos)
- São Paulo (Aeroporto de Congonhas)
- Ribeirão Preto (Aeroporto de Ribeirão Preto) - 1 de Março de 2011
- São José do Rio Preto (Aeroporto de São José do Rio Preto) - 1 de Março de 2011
Região Sul
- Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena)
- Foz do Iguaçu (Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu) - 10 de Março de 2011
- Maringá (Aeroporto Regional Silvio Name Junior)
- Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho)
- Florianópolis (Aeroporto Internacional Hercílio Luz)
- Joinville (Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola)
- Navegantes (Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder)
Novas rotas Domésticas
Pilotos do Fórum Radar deram suas opiniões sobre os novos destinos da Azul em 2011. Eles fizeram uma lista das 20 cidades que deverão ser atendidas:Região Sudeste
Região Sul
Região Centro-Oeste
Região Norte
Região Nordeste
Destinos Internacionais
- Bariloche (Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria) (Voos charters)
- Buenos Aires (Aeroporto Internacional Ministro Pistarini) (Voos charters)
Bem completo
ResponderExcluirAtt. Poa ao vivo