Click here for Myspace Layouts

sábado, 21 de maio de 2011

Aeroporto de Navegantes capacita aeroportuários para emergências

Ontem, no Aeroporto Internacional de Navegantes, foi concluida a Semana de Treinamento do Corpo de Voluntários de Emergência(CVE), que teve início no dia 16. O objetivo do evento foi aprimorar a capacitação da comunidade aeroportuária para atendimento a eventuais emergências aeronáuticas. 

Durante toda semana foram realizadas palestras e oficinas com aulas teóricas e práticas sobre primeiros-socorros, destacando os seguintes temas: legislação, procedimentos e responsabilidades dos membros do CVE, incêndios, lesões corporais em vítimas, triagem simples, direcionamento para as lonas: preta, cinza, vermelha amarela e verde, hemorragias, queimaduras, reanimação cardiopulmonar, prevenção de acidentes, entre outros. Além disso, foram realizadas aulas práticas de primeiros socorros e instruções de combate ao fogo . 

Após as palestras os 95 voluntários participaram do Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC), que encerrou as atividades. O objetivo do treinamento é simular um desastre aéreo utilizando características semelhantes às de um acidente real com a finalidade de aferir o Plano de Emergência do Aeroporto (PLEM) verificando o tempo-resposta dos segmentos envolvidos no socorro às vítimas no controle de um acidente aéreo, o desempenho e o entrosamento das equipes diante de variados tipos e graus de dificuldade. 

Promovido pela Gerência de Segurança do Aeroporto, por meio da Coordenação de Salvamento e Combate a Incêndio, o EXEAC contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Bombeiros Voluntários de Navegantes; Plantomed e Bombeiros Militares de Navegantes. 

A simulação foi acompanhada pelo superintendente do Aeroporto, Marco Aurélio Zenni, que ressaltou a importância do EXEAC para o aeroporto. “O treinamento avalia a qualidade do plano de emergência na área aeroportuária. Destacando a importante atuação dos ceveanos e outros órgãos externos que cooperaram para a realização desse procedimento”.
Noticia: Navegantes Spotting

Nenhum comentário:

Postar um comentário