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domingo, 12 de agosto de 2012

Infraestrutura é o principal caus do aeroporto.

Enquanto o movimento de aeronaves nos céus da região diminuía, em terra aumentava o número de passageiros insatisfeitos. Segundo especialistas, equipamentos mais novos e modernos poderiam minimizar o problema. Mas falta espaço para instalá-los em Navegantes. 
_ Em nosso cenário atual, não temos possibilidade de implantação. Não por falta de recursos, mas pela limitação do sítio aeroportuário _ diz o superintendente da Infraero em Navegantes, Marco Aurélio Zenni. 
Hoje, o aeroporto opera com o sistema Rádio Farol não direcional, que ajuda nos procedimentos de pouso e decolagem, mas não faz diferença em dias de nevoeiro. Um pouco mais avançado, um equipamento de VOR (Omnidirectional Range Radio) está instalado em Navegantes, mas ainda precisa ser homologado pela Aeronáutica para que passe a operar _ o que pode ocorrer em dois meses. 
_ O VOR é mais preciso do que o sistema usado atualmente, mas não influencia em casos de redução de visibilidade e teto _ diz João Carlos Mattioda, major da Aeronáutica especialista em controle de tráfego aéreo e professor de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti, no Paraná. 
Segundo ele, a solução para melhorar a viabilidade de pousos e decolagens com neblina é a instalação de outro tipo de aparelho, o ILS (Instrument Landing System, ou Sistema de Pouso por Instrumentos). O equipamento é usado em aeroportos como o Galeão (RJ), Afonso Pena (PR) e Guarulhos (SP) _ que testa a versão mais avançada do sistema.
Além de aviões e tripulações aptas a operar por instrumentos em condições de baixa visibilidade, o ILS também exige espaço para a instalação de antenas nas cabeceiras _ justamente o que falta em Navegantes.


Fonte: ClicRBS. 

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