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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Delta Airlines compra parte da GOL por US$ 100 milhões.


A GOL Linhas Aéreas acaba de anunciar a venda de parte minoritária da empresa para a norte-americana Delta Airlines. Em um comunicado aos acionistas a companhia brasileira chamou o negócio de ”aliança estratégica”, que  prevê que a Delta irá investir 100 milhões no negócio.
De acordo com a nota da GOL, o acordo fechado entre as duas empresas “tem por finalidade a aquisição pela companhia norte americana Delta Air Lines, de uma participação acionária minoritária estratégica de US$100 milhões no capital preferencial da GOL”.
Conforme  informações divulgadas pela empresa, a principal novidade do acordo para os passageiros é a ampliação do compartilhamento de voos, que permitirá a clientes da GOL usufruir de destinos operado pela Delta e vice-versa – juntas as duas companhias chegam a mais de 400 destinos em 70 países.
As empresas afirmam ainda que haverá um “alinhamento” de serviços e benefícios dos programas de milhagem Smiles e Sky Miles, sem entrar em detalhes de como isso irá ocorrer. De cara a GOL descartou sua entrada na Sky Team, aliança global que tem a americana entre suas líderes. As companhias prometem promoções futuras envolvendo voos de ambas e compartilhamentos de salas VIP.
O acordo prevê ainda que a GOL eleja um representante da Delta para participar de seu conselho de atuação. Com sede em Atlanta, a Delta é a segunda maior companhia aérea do mundo, com 700 aeronaves e 80 mil funcionários.
Vale lembrar que a legislação brasileira impede que companhias aéreas nacionais sejam vendidas a grupos estrangeiros, limitando a participação dos mesmos a 20% do capital. Esses US$ 100 milhões representam uma participação da Delta na GOL próxima a 3%. Talvez por isso mesmo a GOL chamou esse processo de “aliança estratégica”. É muito mais um acordo para ampliar o mercado das duas empresas.
Segundo a GOL, esse acordo reafirma sua posição da empresa de voar apenas no Brasil, América do Sul e Caribe, e de utilizar apenas aviões 737-NG.
Em relação ao acordo com a American Airlines, ele ficará em vigor até seu término, porém não será renovado nos mesmos termos.
Fonte: Fl410

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