Click here for Myspace Layouts

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nevoeiro afeta Aeroporto de Navegantes nesta manhã.

Os aeroportos internacionais de Porto Alegre e de Curitiba tiveram a visibilidade prejudicada no começo da manhã desta segunda-feira (02), por causa do nevoeiro ou, na forma popular, neblina. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o nevoeiro baixou no aeroporto Salgado Filho às 7h27. A visibilidade ficou reduzida a 800 metros. Já, às 7h33, o alcance visual a olho nu nas pistas não passava dos 400 metros. O nevoeiro se dissipou pouco depois das 8h30 da manhã e, depois minutos depois, a visibilidade aumentou para 3000 metros.

No aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a visibilidade horizontal nas pistas baixou para 400 metros às 7h30 da manhã desta segunda. O nevoeiro se dissipou às 8h30, permitindo que a visibilidade aumentasse para 3000 metros. Além de Curitiba e Porto Alegre, o aeroporto de Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, também teve problemas com nevoeiro, onde foram registrados os cancelamentos pelas cias aéreas Azul, Gol e Tam; nesta manhã de segunda-feira. No pior momento, a visibilidade nas pistas baixou para 400 metros.

O nevoeiro é um fenômeno meteorológico que pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora e época do ano, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis. Pode se formar sobre a terra e também sobre o mar. A ocorrência do nevoeiro é um sério problema, principalmente para a navegação aérea e terrestre, por causa da drástica redução da visibilidade horizontal. Em geral, os aeroportos internacionais são dotados de instrumentos para auxiliar nos pousos e nas decolagens nos momentos de má visibilidade. Contudo, há um limite que depende da capacidade técnica dos instrumentos de cada aeroporto.

Um dos principais fatores meteorológicos que podem levar a formação do nevoeiro é o resfriamento do ar úmido. Por isto, o outono inaugura também a temporada de nevoeiro frequente, pois as madrugadas ficarão naturalmente frias e as massas polares passarão mais vezes e com mais força sobre o Brasil.



Noticia: bem paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário