A Gol realizou hoje o voo de homologação do RPN AR Proach - Performance de Navegação Requerida. O novo equipamento, que deve ser implantado em dois meses nas aéreas concorrentes como a Tam, Azul e Avianca permite entre outras coisas reduzir o tempo de voo entre destinos operados, economizar combustível e reduzir o ruído, além de permitir o pouso e decolagem em situações adversas de tempo. Na opinião de Adalberto Bogsan, vice presidente técnico da Gol o uso do equipamento é um passo importante para a aviação brasileira. "Ganhamos em tecnologia e beneficiamos a empresa e o passageiro que terá maior segurança e garantia de chegar no horário previsto do seu voo", adiantou.
Segundo ele 23 aviões utilizarão os equipamentos inicialmente em trechos como a Ponte Aérea, Curitiba, Navegantes, Florianópolis e Londrina, entre outros. O PRN AR Proach já é utilizado por empresas aéreas no exterior em países como China, Austrália, bem como destinos como Cusco. O custo médio de um equipamento destes é de US$ 300 mil e exige treinamento da equipe de bordo para sua utilização.
Participaram do voo inaugural diretores da Gol, da Webjet, da Anac, do Snea, da Celma, da Azul e Avianca. Após o voo de demonstração realizado no aeroporto Santos Dumont com duração de 1h20 os convidados foram recepcionados com um coquetel no restaurante 14 Bis no Santos Dumont.
Segundo o diretor de operações da Anac, Carlos Pelegrino, o benefício do novo equipamento será para a aviação brasileira. "A Gol foi parceira para o voo de homologação mas as demais companhias irão aderir ao uso do mesmo e o principal disso é que os passageiros ganham maior segurança a bordo", adiantou.
Prestigiaram o evento o presidente da Webjet, Julio Perotti, o CEO da GE-Celma, Sérgio Zuquim,o diretor de Operações da Azul, Ivan Carvalho, o diretor tecnico do Snea, Ronaldo Jenkins, representantes da diretoria da Gol e jornalistas da midia especializada, entre outros.
Fonte: Falario.
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