Ao iniciar a atividade de logística de carga, a Infraero passava por muitos momentos de expectativa. Sua atenção ainda era muito voltada ao desenvolvimento da área comercial.
Em junho de 1974, o Administrador de Aeroporto Walmor Leal Dalcin, que em pouco tempo se destacou por suas ações e iniciativas dentro da Empresa, conseguiu autorização para desenvolver a atividade de logística de carga na Infraero. Assim, em 01 de julho de 1974 foi inaugurado o primeiro Terminal de Logística de Carga da Rede, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.
Era um fato novo, com resultados positivos. Uma demonstração evidente de que era possível desenvolver a atividade com êxito. Assim, logo em seguida foram implantados os Tecas de Porto Alegre (15/10/74), Joinville (11/12/74) e Recife (10/03/75). No entanto, todos em locais provisórios.
Era chegado, portanto, o momento de sair da fase de iniciativas isoladas e passar a uma avaliação do incremento da atividade de logística de carga, seu manuseio e armazenagem, com amparo na legislação vigente.
Deu-se início então à criação e expansão da Rede Teca, abrangendo, inicialmente, 18 aeroportos da Infraero. Esta seria uma alternativa para evitar o descaminho e o contrabando da carga. Em julho de 1975, foi criada a Portaria n.º 78/GM-5, de 29/07/1975, que aprovava critérios e valores da tarifa aeroportuária de armazenagem e capatazia, assim denominada e definida pelos incisos IV e V, do artigo 3º, da Lei N.º 6009, de 26 de dezembro de 1973, que dispõe sobre a utilização e a exploração dos aeroportos, das facilidades à navegação aérea e dá outras providências.
1979 – Inauguração do Terminal de Logística de Carga do Aeroporto de Navegantes.
Fonte: Infraero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário