O atual Aeroporto Internacional de Navegantes originou-se com a construção da pista de pouso e decolagem e de pátio de estacionamento para pequenas aeronaves em terras da Rela Fazenda, localizada no litoral, a três quilômetros a nordeste do centro do município de Navegantes. A pista, inicialmente com 1.500 m, e o pátio de 150 x 73,5 m eram utilizados por agricultores e empresários locais. Ao longo dos anos em função do uso intenso, a pista sofreu degradação e ficou inadequada à operação de aeronaves de maior porte. O pavimento da pista era frágil e o sistema de drenagem, ineficiente. Foi elaborado o projeto de reforma e ampliação da pista no final da década de 70, a cargo da DIRENG.
Em outubro de 1978, o então Presidente da República General Ernesto Geisel inaugurou a nova pista ampliada para 1.701m de comprimento por 45m de largura, capaz de operar com aeronaves da categoria B, classificação usada na época, como o Boeing 737 e o Airbus A 320. O pátio também sofreu acréscimo para 198 x 73,5 m. Constou também dessa obra a ampliação do terminal de passageiros de Navegantes. Em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, técnica, administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a Infraero, por intermédio da Portaria n° 090/GM5.
O aumento da demanda por voos internacionais, especialmente os fretados para a região do Vale do Itajaí, que reúne as cidades de Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaiá, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna e Rio dos Cedros, além das badaladas praias de Balneário Camboriu, Piçarras e Penha impulsionou a internacionalização do Aeroporto de Navegantes, que foi promulgada em novembro de 2004. O terminal de passageiros teve a nova reforma, inaugurada em julho de 2004, com a ampliação da área construída de 1.850m² para 5.200m² e inclusão da área de embarque e desembarque internacional.
Fonte: Infraero.
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